48% dos brasileiros usam as redes sociais para planejar suas viagens


Segundo o estudo conduzido pela Amadeus, fornecedora líder de soluções de tecnologia para a indústria mundial de viagens, que traçou o perfil do viajante latino-americano, 48% dos brasileiros utilizam as redes sociais para programar viagens. O dado coloca os habitantes em posição elevada aos 43% que o fazem na América Latina. Em uma escala de preferência, daqueles que as utilizam durante todo o processo da viagem, estão Facebook, com 87% de adoção, seguido pelo Whatsapp, com 85%, e Instagram com 52%.

“Estes números são o reflexo das mudanças que a internet trouxe para o turismo. Os viajantes, acompanhados de novas tendências, hábitos e comportamento de compra, estão remodelando o sistema global de viagens. Eles trazem novos desafios para a indústria, mas também oportunidade e mercado para as agências de viagem trabalharem”, explica Paulo Rezende, Country Manager da Amadeus Brasil.

O smartphone é o principal meio utilizado pelos viajantes brasileiros antes, durante e depois das viagens: 84% dos respondentes usam o aparelho para auxiliá-lo durante a jornada, por meio da consulta do clima, para escolha de atividades e restaurantes no destino, para consultar a internet banking, e outros serviços.

A pesquisa também revela que cerca de 70% dos brasileiros são considerados viajantes “Buscadores de Capital Social”. O termo classifica aqueles que consideram a viagem uma experiência pessoal de alta qualidade e que buscam as mais diversas alternativas para atender seus desejos. Em resumo, os números promovem o novo perfil do viajante e trazem novos desafios para a indústria do turismo.