segunda-feira, novembro 11, 2019
Foto: Site Paróquia Nossa Senhora Achiropita

A festa mais tradicional do Bixiga começa no próximo final de semana. A 91ª edição da festa de Nossa Senhora Achiropita começa, oficialmente, às 17 horas do dia 5 de agosto e segue com atrações até 3 de setembro.

Nesse ano, serão mais de 30 barracas instaladas nas ruas Treze de Maio, São Vicente e Doutor Luís Barreto, com pratos mais tradicionais que a festa, como o peperone al forno (pimentão vermelho recheado com carne moída), antepastos, espaguete e fogazza. Ao lado da Igreja fica a Cantina Madonna Achiropita – montada especialmente no mês de agosto –, um ambiente fechado, onde os visitantes podem se deliciar com a “pasta dela Mamma” e antepastos, sempre ao som da banda Felice Itália e os Três tenores. Há ainda barracas de pescaria, tiro ao alvo e pula-pula para as crianças. Na Igreja, aos finais de semana, há bênção de hora em hora, sem contar a procissão que acontecerá no dia 20 de agosto pelas ruas do bairro.

A festa italiana conta com a participação de mais de 950 voluntários, incluindo as nonas, que se reúnem para preparar a comida servida. A renda é revertida para os projetos mantidos pela comunidade, que atendem mais de mil pessoas por dia. São eles: Casa Dom Orione, que cuida de homens e mulheres em situação de rua; Casa São José, que dá assistência para idosos; Casa de Acolhida Rainha da Paz, que ajuda na recuperação de dependentes químicos; e o Movimento de alfabetização de adultos.

A programação completa e outras informações da Festa de Nossa Senhora Achiropita estão no site oficial: www.achiropita.org.br.