Moema com cara de Vila?


Fair&Sale abraçou o desafio de levar pitadas de cultura ao bairro

dos prédios e dos restaurantes japoneses 

Moema já foi conhecido como um bairro boêmio. Se você não se lembra disso é porque tem menos de 20 anos. Lá no início dos anos 2000 havia uma vida noturna agitada por essas bandas. Só que os moradores se cansaram da badalação e com o tempo as casas noturnas e os bares saíram do bairro.

Hoje, Moema é reduto de bons restaurantes, incluindo vários japoneses. Por aqui as ruas são largas, arborizadas e planas. É um dos melhores bairros para se viver em São Paulo, e quem disse isso foi a Veja SP. Só tem um porém: Moema foi ficando um pouco… careta.

Isso está mudando desde maio deste ano. No dia 7 aconteceu a primeira edição da Fair&Sale Moema: um evento na rua que reúne empreendedores criativos, trucks, bikes e apresentações culturais. A população do bairro, acostumada a shoppings e comércio de rua tradicional, adorou a ideia. “Eu achei que só havia isso em Pinheiros ou na Vila Madalena”, é uma frase bem comum de se ouvir durante o evento. “As pessoas sempre perguntam como tive a ideia de criar o negócio, quais materiais eu uso. Estão interessadas em saber o que compram e gostam de bater papo”, diz Kika, dona da marca Kikaps Papers, expositora da F&S Fest.

Nem muito pra lá nem muito pra cá, diz o ditado. Nada de trazer a boemia de volta nem sair grafitando os prédios. A proposta é criar projetos que movimentem a cultura local com respeito e bom senso, sem ferir quem vive aqui. Tanto é que os comércios locais são sempre bem-vindos a participar da festa.

Em julho, o bairro teve uma surpresa em dobro. Uma semana antes da segunda edição da Fair&Sale, uma intervenção de arte no estilo yarnbomb pela Avenida Sabiá. As árvores foram abraçadas com crochê pelo projeto Entrelace Moema. Naquele cenário rolou a segunda edição da feira.

Hoje o bairro fica curioso para saber quem são esses malucos pendurando crochê em árvores e fazendo feiras ao ar livre. Prazer, nós somos moradores do bairro, adoramos passear com o cachorro, conversar com os vizinhos, tomar café na padaria – como bons moradores de Moema. Mas também gostamos de arte e de novas maneiras de consumo, mais afetivas e reais.  A cada edição pelo menos um projeto social tem a chance de mostrar seu trabalho e ganhar novos adeptos. Além das feiras, organizamos talks – para discutir a cidade e o empreendedorismo criativo.

No dia 10/12 vai acontecer a quinta edição da F&S Fest Moema. Com mais de 80 marcas autorais, negócios do bairro, truks, bikes e um monte de surpresas. A decoração vai ser especial de Natal – mas nada de pinheiro com bolas vermelhas nem de Papai Noel. Nossa proposta é dar um novo significado inclusive a esta época do ano.

O espírito natalino é o mesmo. O que muda é a forma de interagir com a cidade. O passeio não tem restrição de idade e nem de espécie. Humanos e bichos de todas as idades são bem-vindos.

O evento conta com o apoio do vereador José Police Neto, da Prefeitura Regional da Vila Mariana e da Companhia de Engenharia de Tráfego.

Serviço

5ª F&S Fest Moema

10/12/2017

10h às 19h

Avenida Sabiá 462 a 558 – entre a Gaivota e a Jauaperi

Entrada gratuita

Pet friendly

Vá de bike!

Daniella Cor

fairandsale@gmail.com

Saiba mais em:

www.fairesale.com

www.instagram.com/fairesale