V FORMATS

Com a OMT (Organização Mundial de Turismo), ao instituir que o ano de 2017 é o Ano internacional do Turismo Sustentável, e a ONU apoiando a iniciativa, as entidades ligadas ao Turismo, ao redor do mundo, concentraram-se no tema.

Para a CNTur que tem em seu decálogo, desde a sua fundação há 32 anos (1985), o apoio de suas ações nesta premissa inconteste, vem discutindo através do CIHAT o assunto desde 2010.

E agora na V edição do FORMATS (Fórum de Meio Ambiente e Turismo Sustentável), será explorado no tripé clássico da Sustentabilidade o suporte ambiental.

Visto que o Turismo, que tem uma função social bem estabelecida, é a atividade que mais gera emprego no país principalmente quando se leva em conta o capital aplicado (investimento x geração de empregos diretos e indiretos); e também sua função sociocultural por respeitar e fomentar o entorno, respeitando a cultura local.

Desta forma iremos conduzir as discussões sob o ponto de vista ambiental, devido ao grande potencial turístico em mãos, com uma fauna, flora e belezas naturais, que parodiando o poeta “é bonito por natureza”. Conduziremos os trabalhos com exposições do trade e governo sobre a temática de fortalecimento deste meio não muito explorado.

A visão governamental do tema será presidida pela Comendadora Patrícia Penna, Chanceler Ambiental do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), que conduzirá os depoimentos do Ministro do Meio Ambiente José Sarney Filho, do Vice-governador do Estado de São Paulo Marcio França, entre outras autoridades presentes.